Professora Ruth Sá
Nasceu em Guaratinguetá a 9-12-1904. Seus pais eram: d. Rosalina de Castro Sá e o Sr. Antonio José de Sá.
Em seu berço natal fez curso primário e o Normal. Diplomou-se muito jovem e iniciou a carreira em Caçapava.
A 01-6-1923 foi nomeada para reger a Escola mista Rural do bairro do Pedregulho. A 03-01-1925 removeu-se para as Escolas Rurais Reunidas de Santa Luzia, onde ficou até 02-03-1932 quando veio para o Grupo Escolar Ruy Barbosa, na cidade de Caçapava. Iniciou o exercício, como adjunta desse estabelecimento, a 03-03-1932.
Professora inteligente, entusiasta fez uma brilhante carreira no magistério. No Grupo Escolar regia uns dos 4°s anos, classe que exigia grande preparação de aulas. Encarregava-se das festividades cívicas, do “orfeão Infantil”, atividade essa que era atribuída à professora de gosto artístico e de muita boa vontade, pois, os ensaios eram feitos fora do horário de trabalho e sem gratificação.
Organizava belíssimos shows que apresentava dentro e fora daquela Casa de Ensino, principalmente por ocasiões de entrega de diplomas aos alunos da Escola que engrandecia com as suas iniciativas.
Tomava parte nas festas da cidade; auxiliava as instituições beneficentes. Participou da revolução constitucionalista de 32, trabalhando no Café do Soldado; colaborou na legião Brasileira de Assistência na 2ª Guerra Mundial; foi membro da diretoria as Associação Atlética Caçapavense; foi candidata a Vereadora, não elegeu-se, mas conseguiu ótima votação.
Quando os Ginásios exigiam rigorosos exames de admissão, Ruth Sá manteve um Curso de Preparatório que muito serviu à nossa juventude estudiosa.
Aposentou-se após 30 anos de efetivo e brilhante exercício, e foi residi-se em São Paulo.
Faleceu a 31-5-1969, na capital, porém foi sepultada no cemitério de Caçapava que muito amou e onde foi muito amada pelas crianças, pelo povo em geral.
Em sinal de reconhecimento aos serviços prestados à população, foi dado o seu nome a uma das ruas da Vila André Martins, em Caçapava.
Destacou-se no magistério, pela inteligência, pelo entusiasmo e pelo amor ao Ensino, e às crianças.
Seu nome era RUTH ROSA DE SÁ, mas gostava que a chamassem apenas de RUTH SÁ.
_._._._._